Sul da Fronteira, oeste do sol

Recentemente tive a oportunidade de ler um autor que eu ainda não conhecia. E me encantei muito com o que eu li. O escritor é Haruki Murakami, nascido no Japão, em Quioto, em 1949.

O título do livro “Sul da Fronteira, oeste do sol” é uma referência a música, ouvida pelo protagonista da história, chamado Hajime, um homem nascido em 1951, filho único, que passou sua infância e adolescência de forma bastante solitária.

Com uma escrita primorosa, Murakami aborda os conflitos existenciais desse personagem, desde sua adolescência até a sua vida adulta. Não à toa, a imagem recorrente do personagem é o deserto, a paisagem que melhor representa a solidão vivida por Hajime.

“Tudo vai desaparecer”, pensei. Algumas coisas desaparecem de uma vez, numa ruptura clara. Outras levam tempo, vão ficando cada vez mais difusas até desaparecerem por completo. ‘E no fim sobra apenas o deserto’.” (Hajime)

Hajime tinha um gosto especial pela música, que aparece de forma intensa na narrativa. O acompanha também os encontros com as personagens femininas que marcaram sua vida. Quando adolescente, conheceu Shimamoto, passavam as tardes na casa dela ouvindo antigos discos de vinil. Mais tarde, Hajime será dono de dois restaurantes que terão como atração principal a música, especialmente o Jazz. Esse é um aspecto autobiográfico, pois Murakami e sua mulher foram donos de uma casa de Jazz em Tókio, que se chamava Peter Cat, funcionou até a década de 1980.

A escrita de Murakami segue o ritmo e os compassos do jazz. É uma narrativa que foge da velocidade insensata do mundo contemporâneo. Uma escrita atenta aos detalhes, aos pequenos gestos do cotidiano e aos eventos inesperados que podem mudar nossos destinos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s