O Preço da Noiva

Buchi Emecheta foi uma escritora nigeriana, faleceu em 25 de janeiro de 2017. Buchi nasceu em 1944, em Lagos, mas foi criada em Ibuza, terra natal dos seus pais.

Suas histórias questionam a educação da mulher, sempre submissa às normas patriarcais, destinada à maternidade e proibida muitas vezes de continuar seus estudos para cuidar da casa e da família.

“Preço da Noiva” nos conta a história de Aku-nna, uma jovem menina que tinha sonhos de estudar e ir para a universidade. Mas quando seu pai morre, a família tem que se mudar de Lagos e ir para Ibuza, onde os costumes tradicionais eram bem mais rígidos com as mulheres. Sem escolha, as meninas não podiam ir para a escola depois de uma certa idade, deviam se casar com quem a família determinar e ter muitos filhos para honrar seu marido.

Apesar das marcantes diferenças culturais entre as sociedades tradicionais africanas e as tradições ocidentais, encontramos muitos pontos de contato em relação à opressão feminina e as posturas diversas em relação à educação de meninos e meninas. Percebemos ainda a fusão de tradições cristãs e africanas, mas que em nada aliviou a repressão sofrida pelas mulheres.

A escrita de Buchi Emecheta é muito sensível às opressões cotidianas que impedem muitas mulheres de seguirem seus desejos afetivos e profissionais. Sua narrativa nos sensibiliza com a dor vivida por suas personagens, sujeitas à uma violência familiar ancorada na naturalização da inferioridade feminina. Parece uma história distante no tempo e no espaço, mas está bem perto de nós.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s