Água por Todos os Lados

Para quem é fã das histórias e personagens de Leonardo Padura, como eu sou, esse livro é imperdível. Nele, Padura contextualiza a criação de muitas de suas obras, contando como foi criar os enredos de seus romances, pensar a ambientação e as figuras humanas envolvidas em cada situação. Por exemplo, para escrever “Hereges”, Padura foi até Amsterdã, para ver e sentir aquela cidade, passar pelos lugares por onde caminharam seus personagens, visitar o Atelier de Rembrandt e observar as dimensões daquele lugar, sede de pinturas que se tornaram icônicas.

No caso da escrita de “O Homem que Amava os Cachorros”, ele relata detalhes do momento em que escreveu esse romance, Padura empreendeu uma rigorosa pesquisa histórica. Entrevistou muitas pessoas que participaram de alguma forma da vida dos personagens históricos dessa trama, além de consultar arquivos históricos, jornais de época, etc.

Padura nos conta também sua relação com a cidade em que nasceu e sempre viveu. A ilha, cercada de água para todos os lados, é sempre a personagem central de suas histórias. Cuba com as suas peculiaridades históricas, as especificidades de uma sociedade que viveu uma Revolução Comunista na segunda metade do século XX, os embargos americanos, a derrocada da União Soviética e a profícua cultura cubana. Todos esses elementos estão sempre presentes nos romances de Leonardo Padura.

Mario Conde, personagem que aparece em vários de seus romances, é um cubano, passou pelas várias aventuras e desventuras de um morador de Havana e é pelos seus olhos que o leitor percorre os caminhos havaneses.

Com “Água por Todos os Lados” entramos na atmosfera cubana de Leonardo Padura, percorremos os trajetos de Havana, mas também nos transportamos para outros lugares e tempos históricos diversos, numa viagem literária muito bem delineada, que nos leva para o século XVII, para a Revolução Russa de 1917, para a Cuba dos anos de 1960 ou para a Havana dos anos 90, até os dias atuais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s