Êxtase da Transformação

Stefan Zweig foi um escritor judeu, que saiu do seu país a fim de se exilar dos horrores do Nazismo que assolava a Europa. Fez primeiro uma viagem com sua esposa para os Estados Unidos e depois de um tempo se instalaram em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Zweig foi um dos maiores escritores do final do século XIX, sua obra teve repercussões na literatura, no teatro e no cinema. Ele era um intelectual bastante popular nos países europeus. Escreveu além de romances, biografias e peças de teatro.

Em “Êxtase da Transformação” a personagem Christine, pertencente a uma família pobre, trabalhadora da empresa de correios, se deslumbra quando entra em contato com pessoas de uma origem social burguesa, se encanta com a riqueza e o luxo das vestimentas e dos objetos. É seduzida pelos novos amigos e por uma sociabilidade própria desse grupo social. Passa alguns dias com sua tia num hotel de luxo e ali transforma-se numa moça bem vestida, rica e cheia de amigos.

De volta para sua casa, entristece-se ao se deparar novamente com a pobreza, com a rotina do trabalho, com as roupas puídas, com os lençóis ásperos.

Esse retorno transforma agora sua personalidade, torna-se uma pessoa amarga, cheia de desesperança e ao mesmo tempo ávida por uma saída rápida dessa vida simplória.

O cenário é a guerra, as personagens sofrem as consequências sociais e econômicas trazidas pelo conflito mundial. O sentimento é de desespero.

O percurso dessa personagem não é diferente da trajetória do próprio Zweig, que nasceu no interior da burguesia vienense, viveu um período de intenso reconhecimento pelo seu trabalho e que sofreu as desventuras causadas pela guerra. Até se suicidar com a sua esposa, em 1942, quando residia no Brasil.

A amargura de ver seu mundo ruir, o horror das atrocidades de uma guerra e a profunda falta e esperança de que poderia ainda ter uma vida melhor, são pontos de contato entre a personagem desse livro e o próprio autor que a criou.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s