O Fim do Homem Soviético

A partir de 1985 a URSS passou por uma série de mudanças econômicas e políticas que ficaram conhecidas pelos termos russos Perestroika e Glasnot. Essas mudanças se inciaram com o governo de Mikhail Gorbatchev e prosseguiram com governantes posteriores como Boris Yeltsin.

É nesse cenário que se inserem os relatos transcritos no livro “O Fim do Homem Soviético”, da vencedora do prêmio Nobel de 2015, Aleksièvitck Svetlana. A autora entrevistou dezenas de pessoas entre 1991 e 2012, para falar de suas vidas cotidianas diante das mudanças que estavam acontecendo na Rússia.

Nesses relatos encontramos depoimentos daqueles que nasceram e cresceram durante o Império Soviético, que se formaram acreditando no poderio daquela nação e em todo o ideário professado pelo comunismo. Muitos estavam perplexos com as mudanças, deprimidos pela ruína de seu país, pelo empobrecimento de muitos e pela chegada dos valores capitalistas. Outros, acreditavam que a nova Rússia poderia trazer mais liberdade política e mais transparência para as ações do Estado.

As histórias desses personagens são incríveis, nos contam detalhes de suas vidas na URSS, sobre a escola, as conversas nas cozinhas, o medo de serem escutados, sobre o Partido Comunista, os trabalhos forçados, Stálin. Falam sobre os primeiros anos da Revolução Russa, a construção de uma sociedade que eles acreditavam igualitária, a união das Repúblicas, quando todos se tornaram irmãos em nome do comunismo. Depois nos falam do momento em que essas Repúblicas proclamaram suas independências, as inúmeras guerras e quando esses mesmos irmãos tornaram-se inimigos de sangue.

Os relatos são carregados de sofrimentos, pelas perdas que viveram, por não compreenderem as mudanças e não saberem para onde estavam indo. Para nós que os lemos eles são emocionantes e interessantes para nos aproximarmos de uma parte da História contemporânea e entrar em contato com os testemunhos dos que viveram períodos de grandes transformações.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s