O que é um Livro?

O historiador João Adolfo Hansen publicou um texto que se chama “O que é um livro?”, no qual ele aborda questões sobre a história do livro, a materialidade do livro, as teorias da recepção, entre outros assuntos a respeito da complexa relação leitor e leitura.

Como o autor mesmo afirma, muitíssimas coisas já foram faladas sobre o livro, mas é sempre fascinante falar sobre ele a partir das múltiplas abordagens estéticas, filosóficas e históricas que esse objeto instiga. Ainda mais nesse momento, em que as tecnologias digitais provocam transformações na forma do livro, que perde sua materialidade, e na relação que os leitores estabelecem com a leitura, mais breve e efêmera.

Mas o que é um livro? ” Começo com o óbvio: o livro não é um objeto natural, mas artificial, material e simbólico. Como objeto artificial é mercadoria, produto acabado de vários processos intelectuais, técnicos e industriais; como objeto simbólico é texto, que pressupõe uma autoria, que o acabou como obra, e leitores que nunca acabam. Definitivamente acabado sob uma assinatura de autor, continua indefinidamente inacabável nas leitura que, na sociedade contemporânea, ainda pressupõem e reproduzem as normas dos regimes discursivos estabelecidos desde o Iluminismo, no século XVIII – ficção, ciência, religião, filosofia, história, direito, etc. – cada um deles com pressupostos epistemológicos, teóricos, críticos, doutrinários e procedimentos técnicos de escrita e leitura específicos”. (HANSEN, 2013)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s